Logo IDENE

  

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) passou a ser uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Isso se deu pela Lei 23304/2019, que estabelece a nova estrutura orgânica do Poder Executivo, publicada em 30 de maio de 2019. Antes, o instituto era ligado à Secretaria de Estado de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), que deixou de existir.

Com isso, o Idene está mais forte na promoção de ações sustentáveis e, consequentemente, na redução da desigualdade social em 258 municípios de sua área de abrangência. O instituto atua também como articulador junto às secretarias de Estado, demais órgãos estaduais e federais, bem como prefeituras, garantindo cooperação para atender às demandas necessárias ao desenvolvimento das regiões.

Programas sociais e de infraestrutura hídrica são realizados para atendimento ao cidadão que precisa da retaguarda e do amparo das políticas públicas para viver dignamente com sua família em lugares que enfrentam situações adversas, sobretudo em relação ao clima.  

Assim, em sua nova fase, o Idene trabalha projetos estruturantes que sejam capazes de transformar a vida da população. Alguns deles passam pela questão hídrica, investimentos em energias e infraestrutura para duplicar ou melhorar estradas que podem modificar a realidade logística das regiões. Para isso, o Idene está mais próximo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a fim de conseguir recursos e benefícios que fomentem o desenvolvimento.

 

Venha conosco!

Enviar para impressão