Reunião Convales

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) atende a reivindicações ligadas a complemento no abastecimento de água dos municípios de Arinos (noroeste) e Chapada Gaúcha (norte), ambos na área de abrangência do instituto. Os anúncios foram feitos nas regiões pelo diretor-geral, Nilson Borges, nos dias 24 e 25 de julho, em encontro com os prefeitos Carlos Alberto e Jair Montagner.

Em reunião na sede do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), Nilson Borges ouviu os prefeitos de Arinos, Carlos Alberto; de Riachinho, Liedson Martins; e de Riachinho, Donizete Santos. Também estavam presentes o diretor-geral do campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Elias Filho, o ex-prefeito de Arinos, José Hildebrando, e a secretária-executiva do Convales, Dayane Fabrícia.

O prefeito Carlos Alberto, que também preside o Convales, ressaltou que os 19 municípios que integram o consórcio têm trabalhado juntos em diversos projetos, entre eles estão o que prevê a construção de 12 mil barraginhas; iluminação pública; saúde e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para facilitar a legalização de agroindústrias.

O campus do IFNMG -- que atende a todos os municípios da região, mas que ainda não dispõe de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) -- será contemplado pelo Idene com a metade da tubulação necessária à ligação de 3.200 metros. Cerca de 2.000 pessoas serão beneficiadas, entre alunos, professores e funcionários administrativos do instituto, bem como comunidades do entorno.

A decisão de doar metade da tubulação foi comunicada pelo diretor-geral do Idene, Nilson Borges, logo após receber o pedido. Em contrapartida, o instituto federal será parceiro na fiscalização dos poços artesianos do Idene na região. Outras demandas dos municípios apresentadas passarão por análise técnica do Idene.

Chapada Gaúcha consegue reservatório de 20 mil litros d’água

Chapada Gaúcha

Ao completar 24 anos de emancipação político-administrativa, o município de Chapada Gaúcha recebeu o diretor-geral do Idene e o subsecretário da Seapa, Amarildo Kalil, na quinta-feira (25/7). Na ocasião, Nilson Borges garantiu ao prefeito Jair Montagner, o atendimento de algumas demandas, entre elas a doação de uma caixa metálica com capacidade de 20 mil litros de água. “Sabemos que as demandas ligadas à água são de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades, por isso serão priorizadas”, afirmou Borges. Ele relatou ainda a proximidade estabelecida com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a fim de priorizar obras de infraestrutura viária para melhorar a logística regional.

O Governo de Minas Gerais -- por meio do Idene e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) -- vai apoiar Chapada Gaúcha junto ao governo federal para estudo de um projeto de irrigação para potencializar a produção agropecuária. O município deve levar a demanda à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.